A velocidade que evolui a tecnologia

Não sei dizer se esta é uma preocupação privada minha ou ela atinge muitos outros tecnologos, mas parece-me que a tecnologia está evoluindo mais rapidamente do que as pessoas que a utilizam.

Um pouco de história.. por centenas de anos produtores rurais e artesãoes levavam suas vidas com o sustento de seus ofícios, e tinham segurança no que faziam, pois aqueles que produziam tinham a tranquilidade de que as pessoas sempre usariam sapatos, ou consumiriam alimentos, carne etc.. (porém tudo isso fortemente sujeito as imprevisibilidades da natureza)

Fast Foward FF na história.. a  alguns anos atrás, tipo uma década? começou a corrida das linguagens dinâmicas para Web! Fast-CGI, ASP, PHP foram os principais concorentes maduros que eu possa me lembrar. MVC e mapeamento objeto-relacional(ORM) ainda brotando.

Hoje, os projetos de médias e grandes empresas tem por base alguma métodologia de desenvolvimento(AGIL, RUP), um projeto considerado bom certamente faz uso de um bom ORM, um framework, preferencialmente MVC.

Essas mudanças ocorreram em um tempo relativamente pequeno, e em termos de produtividade são excelentes comprovadamente, as metodologias de trabalho, as melhorias de processo de software e tantos mais tecnicas que possam ser citadas em uma empresa. Porém, estas melhorias são complicadas demais de acompanhar, veja, o desenvolvedor que a 5 anos atras era um bom criador de aplicações em PHP ou ASP puro, hoje não acha mais emprego pois não conhece frameworkse suas tecnicas são ultrapassadas, surge logo a faísca “Mas isso é culpa do profissional que não se atualizou!“. Claro, digamos que esse programador que a 10 anos passados era um cutting-edge, hj é um dinossauro, digamos também que ele tinha tanta demanda de trabalho que ele não tinha tempo, vontade ou motivação para qualquer atualização.

Porém minha preocupação é levemente mais egoísta. Estou saindo da faculdade agora, posso me dizer razoavelmente atualizado quanto a desenvolvimento WEB, pois pratico RAILs dry-code, mas quanto tempo minha atualização vai durar? Semana passada comecei a me atentar para o framework Merb que supostamente é mais rapido e logo vai estar na moda, porém outras opções são Djungle e Monorail! Nossa, não se passaram nem 2 anosque Rails ta em alta e já ta sendo passado? Quantas vezes na minha vida vou ter que me atualizar? ou Em que frequência vou ter que atualizar? Será essa frequência está aumentando rápido de mais? Vou ter tempo para fazer isso? Valerá a pena fazer isso ?

Talvez exista algo de muito errado em nosso sistema de produção que vem desde a época da produção em massa, como melhorar a situação?

Advertisements

2 thoughts on “A velocidade que evolui a tecnologia

  1. Nota: Malditos Frameworks!!!

    Pensando do lado Desktop da coisa… Você não precisa trocar frequentemente de linguagem de programação, mas com certeza vai precisar trocar frequentemente de bibliotecas usadas para as suas aplicações. Contudo, se você aprende duas ou três linguages (tendo o dicernimento de escolher linguagens para diferentes tipos de aplicações) e tem conhecimento de algumas bibliotecas, você tem a vantagem de não precisar mudar TOTALMENTE e SEMPRE que precisar fazer alguma coisa nova ou precisar atualizar alguma aplicação.

    Já no lado de aplicações Web, a coisa começa a ficar mais escura.. Existem milhões de tecnologias explodindo por todo lado, cada uma oferecendo mais funcionalidades por menos trabalho. O problema é que se você quer se sentir confortável e na vanguarda tentanto sempre precisar ter o mínimo de trabalho. E a verdade é essa, a vontade de se sentir confortável e eficiente.
    No lado Web da coisa, acredito existirem dois patamares de tecnologia, as estáveis (podem ir e vir, mas duram anos) e as efêmeras (febres). Se você tentar se manter na vanguarda, vai acabar tendo enfrentar alguma mudança brusca todo santo ano (senão semestre, trimestre ou mês) da sua vida. Agora, pense no PHP, no (porcaria de) ASP.NET… Compreende? Olha pra esse site, o ícone dele no seu navegador. WordPress. Versão nova, features novas, componentes altamente configuráveis, (os mais importantes) estável e parrudo e… escrito em PHP! Não que eu não ache possível, mas acredito ser MUITO improvável você achar uma ferramenta de blog com tantas features e tão estável e confiável (comunidade, continuidade) que use Ruby on Rails!!! Esse é o problema das ferramentas efêmeras! Se você troca de linguagem/tecnologia, tudo o que você já tinha torna-se obsoleto. Serve somente de conceito e material para ser relido, nunca reaproveitável, a menos que seja reescrito na sua nova linguagem/tecnologia.

    O complicador da coisa é que o espírito da Web é vanguarda. Mas… por mais que o GMail use Ajax, duvido que um dia ele vire Rails, já pensou na dor de cabeça de manter toda a funcionalidade existente somente pra ficar mais fácil adicionar mais features, sem considerar o overhead né. A diferença de rodar uma aplicação PHP ou Rails pode ser muuito pequena, mas se você considerar o número de usuários do GMail, WoW, that’ll become an issue!

    Eu sei lá, posso parecer meio dinossauro (olha, vou escrever um site em Java, viu? To evoluindo…), mas olha pras aplicações Web que você usa. Tente se fascinar menos com o novo, mais fácil e brilhante. Com certeza você vai ter muito menos medo de ter de parar de trabalhar pra estudar… e estudar… e estudar..

  2. Edit:
    O problema é que se você quer se sentir confortável e na vanguarda tentanto sempre precisar ter o mínimo de trabalho + você vai viver estudando e com medo de se sentir desatualizado!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s