Ubuntu 9: linux para o usuario padrao

Linux é conhecido por ser aquele sistema operacional de difícil aprendizado, isto é quando o usuário é logo tachado de hacker ou de nerd. Ubuntu 9 muda completamente essa visão!

Desde a instalação o sistema oferece pouquissima dificuldade, já vem com a todos padrões de teclado e diversas linguas, diferente do windows que vem somente com aquela que você comprou. Sem complicações o sistema roda muito bem desde sua instalação, vem com o um pacote Office completo chamado Open Office (um Office mais básico), opções de temas visuais, leitor de PDF, FireFox (navegador de internet), MSN, editores de imagem, texto, softwares de multimídias, drivers de vídeo e som, e sua vantagem mais conhecida sistema comprovadamente mais imune a virus. Precisa de algum Software que não veio instalado? É super simples usar o Adicionar/Remover Programas! Busque o software do tipo desejado, escolha algum(s), ele baixa e instala automaticamente.

add_remove

Gerenciador de Software

Para as tarefas cotidianas: navegar por páginas da internet, assistir vídeos, músicas, abrir planilhas e documentos o sistema é extreamente robusto oferecendo quase tudo que você pode precisar desde a instalação.

Porém é fato que alguams necessidades podem não ser atendidas logo de cara, como por exemplo para aqueles que gostam de baixar músicas e animes os infames codecs de vídeo não veem instalados, mas sem drama, tendo conecção à internet o próprio programa tocador de mídia baixa os codecs para você instantânemante! É isso mesmo, diferente do Media Player do Windows que mal aponta o problema e você que se vire, no Ubuntu ele resolve para VOCÊ.

Para algum programa essencial do windows que venha a faltar existe a possibilidade de usar o WINE para executar programas Win sem perda de performance. Ele ainda sabe lidar com partições padrões do Windows como NTFS e você pode ver seus arquivos de mídias e backups do outro sistema sem dificuldade.

O sistema é bastante eficiente, mesmo rodando música, internet e várias tarefas o uso da memória a velocidade não foram prejudicadas!

recursos do sistema

Uso de memória abaixo de 512Mb, Processador Livre

Meu computador é modesto, Pentium Dual Core 1.6GHz, 2GB de memória.

Até agora apontei os pontos positvos, mas agora vamos a sujeira.. Existirão dificuldades para um usuário acostumado com o Windows, algumas delas são: dificuldade em se localizar no sistema de pastas; não existe Internet Explorer mas o Firefox fazer um papel ainda melhor; atalhos de teclado e a posição dos elementos na tela; mesmo com WINE alguns programas do Windows não vão rodar facilmente; o sistema de multiplos desktops é de uso opcional mas pode confundir muito um desavisado.

Concluindo: recomendo instalar Ubuntu inicialmente em casa para aqueles que desejam sair da ilegalidade, desejam experimentar um sistema diferente e menos exposto a virus, possuem um computador com pouca memória ou tem um filho de mais de 8 anos em casa, perfeito, recomendo. Mas não recomendo para aqueles que dependem de realizar tarefas a curto prazo no computador, querem uma plataforma para games, ou se depende do uso Internet Explorer para acessar algum site específico.

Difícil é acreditar num ciêntista da computação para falar de Linux né?! Mas garanto como usuário doméstico que sempre usei Windows (que vergonha) e não queria nem experimentar Linux em casa (só no trabalho e olha lá hein..); que esses 3 dias de Ubuntu foram mais agradaveis que Windows.

Mais informação (chato) | Mais desinformação ( informação mergulhada em sarcasmo)

Advertisements

One thought on “Ubuntu 9: linux para o usuario padrao

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s