Logando melhor sua aplicação

Estou fazendo um site-game social, com a expectativa de muitos acessos. Pela própria natureza da aplicação e para ter um feedback legal do que é feito no game, eu gostaria de logar todas ações de meus usuários.

Minha aplicação se dará integralmente por AJAX, nesse caso, o Analytics não vai extrair muitos dados, como por exemplo quais páginas são mais acessadas, pelo simples fato que não tem mais de uma página, sobrando para mim o papel de analisar as informações 🙂

Meu primeiro pensamento foi usar o SQL, e armazenar no próprio servidor em tabelas separadas hacks/warns/ações-in-game. Porêm quando se pensa em mais de 1.000 usuários online isso pode se tornar um problema grande devido ao grande número de writes.

Então o ideal seria usar um NoSQL, mas isso envolveria aprender outra arquitetura, me preocupar com outra aplicação rodando no servidor e ainda dado o prazo curto não parece ser a melhor idéia.

A arquitetura pretendida no momento está em criar uma classe filha de ActiveSupport::BufferedLogger http://blog.gugl.org/archives/47 porém que não deve substituir em primeiro momento o logger, mas sim, ter métodos úteis para minha aplicação. Os estilos de mensagem devem seguir o padrão JSON.

Em um próximo post devo publicar meu código.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s